TDP_A&S_Print_Original.png

Declaração de estabelecimento CLEAN & SAFE


Registro RNAAT nº 183/2011 e RNAVT nº6374 - EXPLORE IBERIA


A Organização Mundial da Saúde declarou o agente causal do Coronavírus do COVID-19 como uma emergência internacional de saúde pública. Para evitar riscos e infecções, garantindo a existência de um protocolo interno que defina os procedimentos de prevenção, controlo e vigilância necessários, este estabelecimento declara cumprir os requisitos definidos pelo Turismo de Portugal, de acordo com as orientações da Direcção-Geral da Saúde , o que lhe permite considerá-lo um Estabelecimento LIMPO e SEGURO.

Agência de viagens e empresa de turismo ativo não possuem instalações físicas.


Treinamento para todos os funcionários
Todos os funcionários receberam informações e / ou treinamentos específicos sobre:
- Protocolo interno para surto de coronavírus COVID-19.
- Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controle de infecção para o surto de coronavírus COVID-19, incluindo os procedimentos:

- higiene das mãos: lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou use desinfetante para as mãos que contenha no mínimo 70º de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até que sequem.
- Etiqueta respiratória: tossir ou espirrar no antebraço ou usar lenço de papel, que deve ser jogado fora imediatamente; Lave sempre as mãos após tossir ou espirrar e após soprar; Evite tocar os olhos, nariz e boca com as mãos.
- conduta social: alterar a frequência e a forma de contato entre os trabalhadores e entre eles e os clientes, evitando (quando possível) o contato próximo, apertos de mão, beijos, tarefas compartilhadas, reuniões presenciais e compartilhamento de alimentos, utensílios, copos e toalhas.
Como cumprir o automonitoramento diário para avaliar a febre (medir a temperatura corporal duas vezes ao dia e registrar o valor e o tempo da medição), verificar se há tosse ou dificuldade para respirar.
Como cumprir as orientações da Direcção-Geral de Saúde para a limpeza de superfícies e tratamento de roupa em estabelecimentos.
Informações para todos os clientes

As seguintes informações estão disponíveis para todos os clientes:
- Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controle de infecção para o surto de coronavírus
- Qual é o protocolo interno para o surto de coronavírus COVID-19.

A empresa tem
Equipamentos de proteção individual suficientes para os trabalhadores envolvidos nas atividades.
Equipamentos de proteção individual à disposição dos clientes (capacidade máxima dos grupos).
O protocolo de limpeza e higienização interna garante
A lavagem a altas temperaturas de roupas utilizadas em atividades e outros acessórios disponibilizados (ex: toalhas), por colaboradores e clientes (cerca de 60ºC).
Fornecimento de desinfetantes para as mãos à base de álcool, quando justificado, aos participantes das atividades.
Higiene ou desinfecção dos equipamentos utilizados, após cada atividade, de acordo com as normas aplicáveis a cada tipo de equipamento.
Higiene ou desinfecção do meio de transporte utilizado, após cada actividade, e de acordo com as regras aplicáveis a cada tipo de transporte.
A organização de serviço garante
A manutenção da distância de segurança social entre os participantes nas atividades, de acordo com as recomendações da Direcção-Geral de Saúde.
A ocupação máxima do meio de transporte utilizado nas atividades, de acordo com as recomendações da Direcção-Geral de Saúde.
A distribuição de informação, no âmbito da atividade, preferencialmente em suporte digital / online.
Cumprimento dos protocolos internos de higiene e segurança pelos parceiros envolvidos nas atividades.
Que haja sempre no serviço um colaborador responsável por desencadear os procedimentos em caso de suspeita de infecção (acompanhar a pessoa com sintomas até o local de isolamento, prestar os socorros necessários e contactar o serviço nacional de saúde).
O armazenamento dos resíduos produzidos por pacientes com suspeita de infecção em saco plástico que, após ser fechado (por exemplo, com uma pinça), deve ser segregado e enviado a um operador licenciado para a gestão de resíduos hospitalares com risco biológico.


A apresentação desta declaração, válida até 30 de abril de 2021, decorre do compromisso de que todos os requisitos previamente validados são integralmente cumpridos pela Agência de Viagens e empresa de Turismo Ativa,